Este método é considerado mais sustentável porque reutiliza materiais locais recicláveis que poderiam desaparecer nos lixões.
Esses materiais, que incluem materiais ricos em nutrientes, como folhas mortas, folhas secas, cascas de árvore, cascas de madeira e serragem.
São misturados com produtos de sua própria escolha; como o solo, a borra do café ou as cinzas da lareira, para criar o que é conhecido como substrato caseiro.
Uma das principais diferenças entre um jardim cuidado com substrato caseiro e um jardim tradicional são suas características de drenagem.
O substrato caseiro melhora a drenagem do solo, da água e dos nutrientes, garantindo que as plantas tenham acesso a mais nutrientes e umidade do que em terrenos mais lisos.
Essa melhor drenagem permite que o substrato caseiro absorva a água com maior rapidez e facilidade, tornando-o mais ideal para locais onde os solos e as águas subterrâneas são mais baixos.
Além disso, as plantas se desenvolvem melhor em substratos caseiros, pois contêm nutrientes tão importantes quanto nitrogênio, fósforo e potássio.
Outra diferença entre jardins com substrato caseiro e jardins tradicionais é a quantidade de trabalho necessária para mantê-los.
Ainda que os benefícios do substrato caseiro geralmente são muito mais animadores que os de um jardim tradicional, também requer mais manutenção para que sobreviva e as plantas floresçam ao seu potencial máximo.
Isto porque com o passar do tempo todo o substrato pode se tornar compactado, e a água e os nutrientes necessários para manter as plantas saudáveis podem não ser difundidos de maneira uniforme.
Por conseguinte, recomenda-se monitorar regularmente a saúde das plantas e fazer qualquer ajuste necessário ao substrato para garantir sempre sua integridade.
Como Fazer Substrato Caseiro para a Sua Planta?
Passo 1: Recolha os materiais necessários para montar o seu substrato caseiro. Você vai precisar de areia fina, vermiculita, turfa expandida, e levedo de cerveja
Passo 2: Coloque a areia em um recipiente e misture uma parte da areia com duas partes da vermiculita. A mistura de areia e vermiculita pode ajudar a promover a drenagem no solo.
Passo 3: Após misturar os materiais, adicione turfa expandida e o levedo de cerveja. A turfa expandida também ajuda na drenagem e o levedo de cerveja pode ajudar a fornecer alimentos necessários para as plantas.
Passo 4: Misture bem todos os materiais até que estejam completamente misturados.
Passo 5: Transfira o substrato para o recipiente onde as suas plantas estarão sendo cultivadas. Preencha a área com substrato até a metade ou até encostar na parte superior da raiz da planta.
Passo 6: Após aplicar o substrato, certifica-se de umedecer bem o solo para ajudar as raízes das plantas a estabelecerem-se no novo substrato. Finalize adicionando um fertilizante para obter um resultado melhor.
Considerações finais
Por isso, é importante ter o substrato certo e adequado para as suas plantas. As pedras, o solo e a madeira podem ser usados como ingredientes para a criação de substrato caseiro, pois fornecem um suporte para a planta bem como nutrientes para seu crescimento e desenvolvimento.
É possível usar diferentes combinações destes materiais para obter o substrato mais adequado às necessidades das suas plantas.
Além de fornecer a nutrição para a sua planta, o substrato caseiro também desempenha um papel importante na estabilização das raízes e aperfeiçoa o acesso das plantas à água.
Estes benefícios ajudarão a manter o seu jardim saudável e bonito a longo prazo. Uma vez criada a mistura adequada, ela poderá ser usada em qualquer momento nos anos seguintes e manter o seu jardim saudável e atraente.
Leia também | Como Fazer Compostagem Orgânica Natural Para Aumentar a Saúde Do Seu Jardim e Terraço